O SIGNIFICADO DAS VELAS

As velas significam: A "luz da fé", que nós, cristãos, recebemos do "Cristo, Luz do Mundo" em nosso Batismo.

 A vela é o símbolo da luz de Cristo, que acompanha o cristão em sua caminhada por este mundo até chegar ao reino da luz.

O próprio Jesus Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo" e a seguir nos deu a missão "Vós sois a luz do mundo". Ser luz é iluminar a vida de

nossos irmãos com a nossa fé, esperança e amor.

Ser luz é fazer o mundo enxergar a presença viva de Deus entre nós, num comportamento de amor, justiça e paz.

A cera que se consome lembra a vida de Cristo, consumida por amor a cada um de nós.

Para o cristão, a vela acesa é o símbolo da fé que deve iluminar a sua vida e a do proximo. A cera que se consome lembra que a vida do

cristão só tem sentido no serviço, no amor ao irmão.

O costume de acender velas tem origem nas prescrições do Antigo Testamento:

"O Senhor disse a Moisés: "Ordena aos israelitas que te tragam óleo puro de olivas esmagadas para manter, continuamente acesas as

lâmpadas do candelabro. Disporás as lâmpadas no candelabro de ouro puro para que queimem continuamente diante do Senhor". (Lev. 24, 1-4).

O profeta Simeão falou da vinda de Cristo como "Luz para revelação dos gentios".

 O profeta Isaías fala sobre a vinda do Messias: "O povo que andava nas trevas viu uma Grande Luz; sobre aqueles que habitavam uma região

tenebrosa resplandeceu uma Luz" (Is. 9,1). Esta profecia cumpriu-se no Novo Testamento, quando a Virgem Maria apresentou o seu filho

Jesus no templo de Jerusalém (Lc. 2, 22-32:). Este acontecimento comemora-se com a Festa da Apresentação do Senhor no templo, no dia

02 de Fevereiro. No início da Liturgia desta festa, faz-se a Benção das velas que são usadas nas orações particulares durante todo ano.

Acender velas é, uma tradição muito antiga.

Portanto as velas não tem nenhum efeito magico. Simboliza a nossa fé no Cristo ressucitado luz do mundo.


R. Monsueto N°127 - Santa Rosa - Uberlândia - MG
Fone: (34) 3213-1356
WhatsApp: (34) 99804-6464 / (34) 99976-2158
velas.divinaluz@yahoo.com.br

Desenvolvido por Explend Soluções